terça-feira, 15 de maio de 2012

Colando o barco

Graças a postagem do Danilo 
Depois de costurado e montado o barco agora basta colar.


A "cola"  utilizada é na realidade resina epóxi + pó de madeira. A mistura eu fiz no olhometro, utilizado uma parte de resina + uma parte de endurecedor e depois de misturar bem fui adicionando o pó de madeira aos poucos até ganhar a consistência de pasta de amendoim.

Essa mistura cria uma massa que não escorre com facilidade, pena que eu só descobri a consistência certa depois de colar o barco todo. Creio que com a massa mais expeça ela não teria escorrido tanto diminuindo bastante o tempo que eu passei com a lixa.

Se a ideia for pintar o barco de branco no futuro, pode-se utilizar o dióxido de titânio, vendido em casas especializadas em resina e fibra.


Barco "colado"


Depois que a resina secar (pode ser também quando ela ainda estiver um pouco úmida) é hora de colar tiras de fibra de vidro, para dar maior resistência às emendas e junções. Para tanto basta comprar o tecido inteiro de fibra de vidro com 200g/m e cortar as tiras com pelo menos 10 cm.

Nessa fase eu utilizei a mistura normal de 01 parte de resina epóxi + 01 parte de endurecedor e tive que ficar de prontidão porque a resina escorre bastante, eu devia ter colocado um pouco de pó de madeira para deixar a maçaroca mais grossa... deu um trabalhão lixar depois, porque tinha resina que escorreu para todo lado.


 Detalhe da fibra de vidro + resina ( a caixa da bolina eu falo depois ).

2 comentários: